Buscar
  • João Paulo Jucá

No ANO NOVO eu mudo! Por que algumas PROMESSAS não funcionam?

Atualizado: 25 de Dez de 2018


ANO NOVO: onde supostamente tudo se renova!

⠀⠀⠀⠀⠀ É muito comum e saudável fazer promessas no fim do ano para cumpri-las ao longo do próximo. Fazemos isso porque encaramos o fim do ano como um ritual de passagem, é como se virar o ano fosse virar uma página da vida: entramos em outra parte da história e precisamos escrevê-la de forma diferente. Muito legal, não é? Prometemos entrar na academia, emagrecer, estudar mais, conseguir um emprego melhor, encontrar alguém legal pra namorar, marcar a data do casamento, etc. Muito legal, não é?

No entanto, é também muito comum que muitas dessas promessas não se sustentem. E quando menos esperamos, o fim do próximo ano está cheio das (mesmas) promessas de novo. Algumas até cumprimos, mas em outras parece que a força de vontade vai perdendo a força, já notou isso?

⠀⠀⠀⠀⠀ Pra entender porque isso acontece, é preciso entender o subconsciente e falar sobre crenças e emoções. Para termos uma mudança significativa ou mantermos um comportamento por tempo suficiente, é preciso ter uma base sólida de crenças e emoções que sustentam aquilo. Imagine uma pessoa que um dia prometeu frequentar a academia todos os dias, tendo corpo e alimentação impecáveis e conseguiu cumprir.


O que será que faz essa pessoa ter essa força de vontade e outras não?

Suponhamos que essa pessoa teve sobrepeso na infância e sofria bullying por isso. O sentimento constante de superar isso e de ser alguém melhor a impulsiona para um comportamento saudável, pois o “sofrimento” de levantar alguns pesos é ínfimo em relação àqueles sofrimentos do passado. “Eu nunca mais serei a criança gordinha alvo de piadas”. Dentro de nós existe algo que nos impulsiona e nos orienta.

⠀⠀⠀⠀⠀ Depois que a promessa se cumpre e os comportamentos se tornam um hábito, a pessoa não precisa mais se esforçar conscientemente para mantê-los! Já percebeu que a maioria das pessoas de sucesso tiveram uma infância sofrida? A falta e a necessidade criaram emoções e crenças suficientes para que a pessoa supere sempre a si mesma, apesar dos pesares. Todos nós temos algo que nos orienta para as mudanças, mas nem sempre conseguimos. Por que?

⠀⠀⠀⠀⠀ As mesmas dificuldades que apresentamos acima e que impulsionam algumas pessoas também podem ser as que impedem o crescimento em outras. Isso acontece porque o subconsciente tem uma função de proteção muito forte. Imagine alguém que promete trabalhar mais e ganhar mais dinheiro no ano que vem: e ela falha miseravelmente. É bem possível que durante a sua infância, essa pessoa tenha ouvido que “o dinheiro é ruim”, que “ricos não são dignos de entrar no céu”, que “dinheiro não traz felicidade” e uma infinidade de coisas. Ou talvez essa pessoa tenha visto seus pais brigarem o tempo todo por questões financeiras em casa.

O SUBCONSCIENTE PEGA OS DETALHES E GENERALIZA:

“se meus pais brigavam por dinheiro, então melhor nunca ter dinheiro, problema resolvido!”.

⠀⠀⠀⠀⠀ Entende como o subconsciente quer proteger a pessoa a qualquer custo? O subconsciente escreve certo por linhas tortas. E a não ser que sua parte mais profunda entenda que não há mais perigo, aquilo irá continuar.

Talvez você esteja esteja se perguntando então: como faço a minha mente entender que eu preciso sair dessa repetição? Como faço ela entender que preciso seguir em frente?

⠀⠀⠀⠀⠀ A resposta vem através da meditação, da auto-hipnose, leituras e autoconhecimento. Conhecendo-se profundamente você pode perceber que emoções lhe orientam e que crenças fundamentam você, assim fica muito mais fácil de mudar, pois você muda de dentro para fora. Quando você fizer isso, então vai ter benefícios inacreditáveis!

⠀⠀⠀⠀⠀ Em algumas situações quando as emoções e crenças negativas estão muito enraizadas e profundas. Nesse caso, a hipnoterapia avançada é o processo mais adequado para ajudá-la de forma segura e efetiva a achar os próprios recursos necessários para a mudança e para finalmente cumprir todas aquelas metas e promessas.

⠀⠀⠀⠀⠀ E você, já sabe qual a maior meta a cumprir no próximo ano? Que ferramentas precisa para isso? Que você tenha um ótimo salto na piscina da mente interior - que tenhamos ótimas festas e um próspero ano novo!


Texto por João Paulo Jucá.

Formado em Psicologia, especialista clínico e hipnoterapeuta profissional

na cidade de Juazeiro do Norte - CE.


#Psicologia #Psicoterapia #Hipnoterapia #HipnoseClinica #AnoNovo #PNL #PromessasAnoNovo #FelizNatal #Natal #AnoNovo2019 #Natal2018

56 visualizações

(88) 9 9961-6653

(88) 9 9638-3859

Edifício Central Park, 309

Juazeiro do Norte - CE

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 by João Paulo Jucá.